Como alterar senha do wifi

Salve, galera.

 

Dessa vez trago um post bem light, bem popular, bem acessível e que todos podem fazer, mas também um post de grande ajuda pra galera que tem em casa ou no trabalho uma rede wifi. Vamos aprender como trocar a senha do seu wifi que, além de uma boa pratica de segurança, também pode melhorar a performance da sua rede, livrando você de acessos não permitidos.

 



 

Esse post será divido em duas partes, uma onde eu ensinarei como descobrir o ip do seu roteador wireless do modo fácil e do modo difícil, e outra com a configuração em si. Caso você já tenha essa informação pode pular pra segunda parte do post. Caso não tenha, vamos lá.

 

Eu fiz o post baseado em um roteador TP-Link, uma das marcas mais populares. Porém serve para qualquer roteador, você só precisa procurar no seu onde estão os menus citados no tutorial.

 

Descobrindo o ip do seu roteador no método fácil.

 

Geralmente o roteador wireless é o gateway da rede, então vamos verificar essa informação no seu pc para sabermos o endereço. Estou supondo que você esteja conectado a sua rede quando realizar todos os passos desse tutorial.

 

Entre o painel de controle do seu computador. No windows 7 basta clicar no menu iniciar que ele já está à disposição. No windows 8 você deve pesquisar pelo nome. E do windows 8.1 em diante, o jeito mais fácil é clicar com o botão direito no menu iniciar. No painel de controle, clique em central de rede e compartilhamento, como na figura abaixo. No windows xp esse nome muda e esse tutorial não é aplicável. Caso você ainda use windows xp deixe um comentário que eu envio a forma correta de acesso no seu caso.

 

senhawifi01

Clique no nome da sua rede, como destacado abaixo.

 

senhawifi02

Clique em Detalhes

 

senhawifi03

 

O endereço que nos interessa nesse momento é o gateway.

 

senhawifi04

 

Dessa forma, basta inserir esse numero na barra de endereços do seu navegador preferido e, quando solicitado, digitar usuário e senha, que você já terá acesso as configurações do seu roteador. Na maioria dos casos, o usuário é admin e a senha também é admin, mas você pode pesquisa facilmente na internet o modelo ou olhar na carcaça do seu roteador e ter essa informação. Caso seu roteador não seja o gateway da sua rede, ou você tenha mais de um roteador em sua rede, como é o meu caso, será necessário fazer do modo “difícil”. Se o modo fácil resolveu pra você, passe direto para a parte da configuração.

 

Descobrindo o ip do seu roteador no método difícil.

 

O modo difícil nem é tão difícil, apenas utilizaremos um aplicativo para descobrir todos os dispositivos presentes na sua rede e seus respectivos endereços. Assim podemos ver o endereço de cada roteador, acessa-los e trocar a senha em cada um.

 

Baixe o aplicativo Advaced Ip Scanner clicando aqui.

 

Após baixar o arquivo, execute-o. Você vai notar que existe a opção de instalar e a opção de apenas executar. Ambas são muito fáceis e podem ser concluídas com o velho método “next next next”

 

Quando abrir o aplicativo preencha o campo que mostra o endereço ip com a faixa de endereços conforme os passos que seguimos acima, começando pelo ip final 1 e terminando no ip final 254 e clique em scan. A imagem abaixo mostra o resultado do processo onde os endereços dentro do retângulo vermelho são os ips dos meus roteadores e os outros são dos meu computador e do meu celular. Na dúvida tente acessar todos a partir do seu navegador preferido.

 

Sempre lembrando que, qualquer dúvida ou dificuldade, deixe um comentário e eu tentarei ajudar no que puder.

 

senhawifi08

 

Vamos agora para a parte da configuração propriamente dita.

 

Digite o ip do seu roteador no navegador, como mostra a imagem abaixo no retângulo 1. Note o modelo do meu roteador no retângulo 2, porém como já disse antes, serve para todos os modelos, basta apenas encontrar os mesmos menus no seu roteador. Clique em wireless, como indicado no retângulo 3

 

No meu caso, o endereço do roteador em questão não é o do meu gateway de rede, pois como falado antes, tenho mais de um roteador na minha rede.

 

 

senhawifi05b

 

Nessa primeira tela (1) é possível alterar o nome da sua rede (2) e fazer com que o roteador se conecte a outra rede sem fio (3), que é o meu caso. Estou mostrando essas configurações mais por curiosidade. A alteração de senha vem em seguida.

 

senhawifi06b

 

Finalmente, onde ir para alterar a senha do seu wifi. Clique em wireless security (1), escolha a opção WPA2-PSK (2) e digite a sua senha no campo indicado (3). Nesse caso a senha pode ter de 8 a 63 caracteres. Lembre-se que programas que usam o método de força bruta pra descobrir senhas costumam usar palavras de um dicionário e sequencias de números para tentar descobrir a senha, sendo assim, quanto mais estranha sua senha, melhor.

 

senhawifi07b

 

Após alterar somente a senha você não conseguirá mais se conectar pelo wifi. Será necessário clicar com o botar direito sobre o nome da rede e exclui-la e tentar conectar novamente. Em celulares será necessário esquecer a rede, se nada disso funcionar, altere também o nome da sua rede como citado acima e tudo funcionará.

 

Espero que tenham gostado, o post saiu um pouco mais longo do que o previsto, mas acho que está tudo ai.

 

Qualquer dúvida, ou caso algum dos passos não tenha funcionado pra você, deixe um comentário. Prometo entrar em contato e ajudar no que eu puder.

 

Obrigado.