Instalando pfsense pelo pendrive

Com o passar do tempo os tipos de mídias existentes vão evoluindo, novas vão aparecendo e outras deixam de existir. Nada mais natural hoje em dia do que formatarmos uma máquina com um pendrive ao invés de um cd ou dvd.

 



 

O tutorial de hoje é bem simples e é na verdade uma dica pra você que quer formatar seu firewall e instalar o pfsense utilizando um pendrive.

 

É bom citar que mesmo utilizando essa dica, alguns tipos de pendrive teimam em não funcionar. Não se desespere, isso é raro de acontecer.

 

Vamos lá.

 

Para começar utilizaremos a ferramenta USB Image Tool para criar o pendrive bootável e como ISO vamos baixar a última versão do PFSense que você encontra aqui.

 

É importante que você baixe a versão específica para pendrive, como mostrador na imagem abaixo. Nesse caso estou baixando para a arquitetura de 64 bits, porém você pode baixar a de 32 caso seja necessário. Funciona da mesma forma.

 

bootavel01

 

Com os devidos Downloads realizados, abra a ferramenta USB image tool e escolha o pendrive que será utilizado (Passo 1) e depois clique no botão RESTORE (Passo 2). Você perderá todos os arquivos que estiverem nesse pendrive.

 

bootavel02

 

Após clicar no botão restore, irá aparecer uma tela pra você escolher a imagem do PFSense. É importante antes desse passo extrair o arquivo baixado do site e apontar apontar para o arquivo de extensão iso que resultará dessa estração. O programa perguntará se você deseja realmente fazer o restore daquela iso, clique em sim e aguarde. Quando a barra de progresso chegar ao fim, seu pendrive estará pronto. Basta coloca-lo no servidor e dar o boot pelo pendrive.

 

Importante: Caso queira voltar seu pendrive a condição original, abra o USB image tool e repita os passos, porém, ao invés de clicar em restore, clique em reset e depois formate o pendrive. 

 

Dica rápida porém muito útil e importante, já que por outros métodos eu sempre tive problemas na hora do boot. Esse foi o único 100% infalível. Caso esse método não funcione com você, tente usar outro pendrive.

 

Esse post abordou apenas a criação do pendrive, caso você queira saber como instalar seu pfsense com dicas para melhora de performance clique aqui.

 

Obrigado pela atenção de todos.