Como configurar DNS dinâmico no PFSense


Nem sempre é possível termos um IP público para nossas aplicações acessadas remotamente. Seja por falta de infraestrutura ou recursos, as vezes precisamos apelar para um DNS dinâmico para acessarmos essas aplicações. Quem já trabalhou dessa forma sabe que precisamos de algum dispositivo na nossa rede que autentique no servidor ddns e informe qual o ip que estamos utilizando no momento.

 



 

O PFSense possui um serviço especifico pra isso, onde entramos com os dados da nossa conta ddns, e então ele autentica. A partir daí podemos publicar serviços na internet para serem acessados remotamente de qualquer lugar. Um bom exemplo seria o post aqui do site sobre NAT’s no pfsense. Como falado nesse post, para acessar o ssh configurado nesse NAT, poderíamos usar um endereço ddns.

 

Então, chega de conversa e vamos ao que interessa.

 

Vou partir do ponto onde você já tem uma conta ddns para usar. Para nosso exemplo usarei uma conta gratuita do no-ip.

 

1 – Acesse seu PFSense, clique em services e depois Dynamic DNS

 

ddns01

 

2 – Na aba Dynamic DNS Clients, clique em ADD

 

ddns02

 

3 – Preenche os dados conforme a tela abaixo, onde:

 

Service Type é o serviço escolhido, no meu caso eu criei a conta free no no-ip.

 

hostname é o endereço que você utilizará para acessar o serviço.

 

Username é o nome de usuário da conta criada

 

Password é a senha da conta criada, esses dados são os mesmos que você utiliza ao acessar o site. Se seu acesso ao site estiver normal, então está tudo certo.

 

Clique em Save.

 

ddns03

 

4 – Note que apareceu a linha referente as configurações feitas, nessa linha já é mostrado o IP da minha conexão no momento. Sempre que esse IP estiver verde, ele está atualizado.

 

ddns04

 

5 – Ao editar essa linha um novo botão surge. O botão “Save & Force Update” serve para que você faça com que o PFSense acesse o serviço e atualize novamente o IP.

 

ddns05

 

Nesse momento já está tudo certo e funcionando. Por padrão o sistema detecta quando houver uma troca de IP e renova a conexão com o servidor do no-ip. Porém quem trabalha com a ferramenta sabe que nem sempre isso acontece tão bem quanto no papel. Para evitarmos dor de cabeça com isso, faremos com que o sistema atualize o ip a cada hora.

 

Para isso utilizaremos o pacote Cron como nos passos a seguir.

 

1 – Clique em System, depois em Package Manager.

 

ddns06

 

2 – Clique na aba Available Packages, localize o pacote Cron e depois clique em install. Confirme e aguarde que o pacote seja instalado com sucesso sem sair da tela.

 

ddns07

 

3 – Clique em Services, Cron.

 

ddns08

 

4 – A linha correspondente a atualização do DNS Dinâmico já está presente por padrão na tela do Cron, apenas vamos edita-la conforme nossa necessidade.

 

ddns09

 

5 – Da forma como deixei preenchida a tela abaixo, o serviço atualizará o DNS Dinâmico de hora em hora, sempre no minuto 01 de cada hora. Preencha da forma como achar melhor e clique em Save.

 

ddns10

 

Pronto, dessa forma seu DNS dinâmico está configurado e de tempos em tempos, conforme a configuração do Cron, ele atualizará automaticamente.

 

Caso esteja com problemas na atualização verifique os logs do serviço em Status > System Logs.

 

Caso precise de ajuda deixe um comentário e eu farei o possível.

 

Obrigado pela atenção de todos.